13 de out. de 2011

Assim falou Zaratustra

"Você deseja, meu irmão, adentrar a solidão? Você deseja procurar o caminho para si mesmo? Contenha-se ainda um pouco e me escute.
'Quem procura a si mesmo facilmente se perde. Toda solidão tem culpa' : assim fala o rebanho. E você longamente deu ouvidos ao rebanho. 
A voz do rebanho ainda vai ecoar fundo em você. E quando você disser: 'Ja' não tenho a mesma consciência que vocês!' ha' de ser em tom de queixa e de magoa.


Veja, essa magoa ainda tem origem naquela mesma consciência; ee o ultimo fulgor daquela consciência ainda arte e te atribula.
Porém,  você deseja atravessar o caminho da tua tribulação, que é o caminho para si mesmo? Então mostre-me seu direito e sua força para tanto!
Sera' que você é uma nova força e um novo direito? Uma arrancada inicial? Uma roda que roda por si? Você pode comandar estrelas a rodarem à sua volta? 


(...)


Solitario, atravessas o caminho daquele que ama: amas a ti proprio e, por isso, desprezas-te, tal como so' aquele que ama sabe desprezar.


Criar, é o que deseja aquele que ama, porque despreza! Que é que sabe do amor aquele que nunca precisou desprezar justamente o que amava?


Com teu amor va' para tua solidão e também com teu criar, meu irmão; e so' tarde chegara' a hora da justiça alcançar-te.


Com minhas lagrimas, va' para a tua solidão, meu irmão. Eu amo aquele que acima e para além de si mesmo quer criar, e assim enfrenta as profundezas.


Assim falou Zaratustra."

Nenhum comentário:

Postar um comentário