15 de jan. de 2012

Devaneios sobre a vida

Esse tempo em que fiquei afastada me fez pensar muito... Mais do que o usual... 


Depois de ter arrancado até a ultima gota de inspiração para escrever o projeto de mestrado e participar do processo de seleção, me vi obrigada a calar. Calei as palavras, as ações, e os pensamentos.


Quando não respeitamos nossos limites (sejam fisicos, emocionais ou mentais), nosso corpo o faz por conta propria... Ficamos doentes. Para isso, antes de ficar doente, eu me calei. Fui respeitar o tempo que meu corpo e mente exigiam. Ou necessitavam...


Não contabilizei os meses em que calei. Simplesmente calei, esperando que um dia, voltasse "ao normal".  E essa volta esta ocorrendo gradualmente. Felizmente! 


E foi justamente nessa volta que me vi com uma questão fundamental. Principalmente na Filosofia:


 "Afinal, para que mesmo estamos aqui??? Para que mesmo fazemos tudo isso???"


Independente da filosofia de vida, de mente ou de religião que se siga; acho que todos temos a mesma resposta: "para ser feliz". Certo? 
Agora, o que muda mesmo é o caminho que cada um trilha para o tão almejado "ser feliz". 


Como autora do texto, desses pensamentos e da minha vida, direi a minha opinião e o meu caminho a ser seguido. E cada um, com suas crenças e vidas, que encontre o seu. 


Na minha opinião, "ser feliz" não é o destino, mas o caminho.  O destino mesmo, eu não sei qual é.  


Vou explicar melhor. 


Quando saimos para uma viagem. Planejamos tudo com antecedência. Sabemos qual avião pegaremos, qual hotel estara reservado por tantos dias, e quais cidades iremos visitar. Mas não fazemos a menor idéia de como sera  a viagem de avião, como iremos mudar e o que iremos aprender até chegar nosso objetivo, nem  qual sera nossa sensação ao chegar na cidade, isso se chegaremos até la... Apenas esperamos que sim. 


Pois bem... Espero ter alguns objetivos realizados na minha viagem. E tenho, mais ou menos, alguns meios planejados de atingir esses objetivos. Mas não faço ideia de quem eu serei quando estiver perto desses objetivos, não imagino quem ou que posso encontrar no meu caminho; não tenho ideia de como essa viagem ira me mudar como pessoa, nem se mudarei de objetivos ao longo da viagem... 


O que sei é: se eu estiver feliz ao longo do caminho, não importa aonde ele me levara... 


E assim vou levando. Fazendo amigos, conhecendo novos caminhos, me tornando uma pessoa melhor  e com mais bagagem. E, vez ou outra, mudando meu destino.. De forma que continue sempre no caminho..
Por que, na verdade, para mim, a gente so' para mesmo quando morre. 
E quem para antes, é como o enfermo que entrega os pontos e apenas espera pela morte. 



@Amsterdam


3 comentários:

  1. Oi.
    Belo artigo. De fato, o silêncio é reinstaurador.

    Comungo da mesma opinião sobre a felicidade de se estar no caminho (sem depender de chegar a este ao aquele destino). Bem, se querer perturbar com coisas sobre bicicletas. Eu entendi isso somente depois que comecei a viajar de bicicleta. Chegar nesta ou naquela cidade é importante, mas a maior fonte de felicidade (para mim) é estar na estrada, pedalando ou andando. Eu acho que não nasci para ficar parado. bjão e parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que somos mais felizes do que imaginamos... ;)
      E acho que ninguém nasceu pra ficar parado, mas fica. Por inércia... é doloroso começar um movimento de mudança. Muitas coisas ficam pra tras. Mas por experiência propria, digo que vale a pena a viagem! hehehe

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir