27 de jan. de 2012

Sobre o que aquece o Coração





No meu caso, é o cheiro do fermento fresco sendo hidratado.


Parece ser totalmente sem sentido, mas não é.  Hoje me deu uma subita vontade de fazer pão. Afinal, com um dia chuvoso e frio, sem precisar ir trabalhar e com quase 1kg de farinha estragando na geladeira... Melhor que isso so' se fosse bolo de chocolate!


Enfim, fui fazer pão.
Separei os ingredientes, e comprei o que faltava na padaria. Escolhi cuidadosamente a receita. E fiz.


No momento em que eu hidratava o fermento no leite, voltei à minha infância!
Como num passe de magica, la' estava eu, com menos de 1 metro de altura, ao lado da minha mãe, ajudando a fazer o pão. Pão esse que ela iria vender aos amigos, como forma de complementar nossa renda.


Fiz muitos pães quando criança.. Claro que minha ingênua memoria infantil não me permitira lembrar o quê exatamente eu fazia... Provavelmente apenas jogava a farinha ja separada no resto da massa. Mas não importa... O que importa mesmo é a sensação que ficou.


Hoje, enquanto eu hidratava o fermento, aquele cheiro tomou conta de todas as minhas células, preencheu meu corpo com a energia da criança de outrora. Inundou meu coração com um calor que ha muito não sentia.


Estava feliz. Revivendo momentos de alegria junto à minha mãe. Mesmo estando a kilometros (e anos) de distância.


Coisas tão simples.
Não precisei comprar a ultima versão do iPhone da Apple, nem deixar de pagar aluguel.
 Foi apenas assar um pão...


Sinceramente. Pra mim, isso é a felicidade.
Quem consegue, através de pequenos detalhes da vida sentir esse calorzinho no coração, é feliz.
E nada mais importa.

2 comentários:

  1. Concordo.
    Felicidade é tão fácil de alcançar, somos apenas nós que complicamos isso... Cecília sempre com um post ótimo!
    Confere: http://monologosescritos.blogspot.com/2011/05/o-declinio-da-felicidade.html

    Abçs

    ResponderExcluir